Benvindo

Benvindo
Este Blog tem diversos TEMAS, escolha o seu preferido e BOA DIVERSÃO!!!

Meu animal de estimação sente frio?

Ele pode ficar gripado?

Os pêlos são a proteção natural dos animais e contribuem para que sintam menos os efeitos do frio. ”Em alguns casos, os animais de pelagem muito curta ou recentemente tosados necessitam de roupas sim. Não existe malefício algum”, diz o professor José Luiz Lopes, do Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro.

O veterinário sublinha que o acessório não pode estar apertado, senão a respiração será comprometida. Cuidado com os tecidos, alguns podem causar alergias. Os bichos da terceira idade que têm artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco podem sentir dor quando expostos a baixa temperaturas. Ou seja, mantenha-os aquecidos.

“Raças como pelado mexicano e pinscher podem apresentar necessidades de alguma roupinha, num dia de muito frio.

Toda atitude em protegê-lo deve ser bem orientada e a melhor pessoa é o veterinário, sempre” alerta Dr. Walter Luiz Vasconcelos de Almeida, clínico geral de pequenos animais.


Na hora de dormir, atenção redobrada!

Em locais que os termômetros alcançam baixas temperaturas pode-se colocar na sua “caminha” com um cobertor. Um animal de grande porte pode ter o local forrado com papelão e jornais para evitar umidade. A recomendação é que se costume seu bichinho de estimação desde cedo a um local próprio para dormir, onde ele se sinta seguro. Evite dividir camas com eles.

“Por que animais devem correr os riscos de se acidentar ou atacar, defendendo-se de seu proprietário? Costumo falar que cama é uma coisa complicada pra dividir com a mesma espécie, imagine com espécie diferente”, brinca.

Se for usar roupinha não use a mesma por muito tempo, elas podem se transformar em foco de bactérias. E antes de dormir, as peças devem ser retiradas e o pelo do animal, escovado, para evitar que fique embaraçado. Na hora da caminhada, aproveite horários mais quentes do dia e evite locais com ventos e correntes de ar.

Cães e gatos também podem ficar gripados e ter pneumonia. Se o pet espirrar com freqüência, tossir e apresentar nariz escorrendo, fique atento. Outros sintomas são infecções ocular, falta de apetite e fadiga. Nestes casos, procure o veterinário. Em relação gripe suína, calma: o mal não atinge cães e gatos.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Network

Arquivo do blog

Seguidores