Benvindo

Benvindo
Este Blog tem diversos TEMAS, escolha o seu preferido e BOA DIVERSÃO!!!

Animais de estimação no escritório da sua empresa



Levar os bichos de estimação para o trabalho é uma prática comum em países como os Estados Unidos e o Canadá. Para algumas empresas, como o Google, a presença de pets é um modo de descontrair o escritório e gerar resultados positivos. Uma campanha norte-americana intitulada “Take Your Dog to Work Day” incentiva empregadores a permitir o acesso de animais ao ambiente de trabalho.

A novidade chegou ao Brasil. Os gatos da raça persa Mutante e Yoda batem ponto de segunda a sexta-feira no estúdio dos publicitários Julian Martin e Lívia Pretti, em pinheiros.

Estão tão integrados que parecem fazer parte da decoração da empresa de comunicação e eventos. Enquanto os oito funcionários trabalham, os gatinhos têm liberdade para circular por todo o escritório gostam de se acomodar entre computadores e papéis.

A ideia de ter um animal “trabalhando” no local foi de um cliente. A aprovação foi unânime. “Quando os vejo na mesa, não sinto que estou em um ambiente corporativo, mas em casa”, afirma o publicitário. “O lugar ganhou leveza. O estresse e a ansiedade foram reduzidos.”

A decisão de transformar o local de trabalho em um minizoo foi motivada pelo desejo de estar em contato com a natureza. “Mesmo não havendo um ambiente projetado para os pets, adaptamos o que temos para estar com eles”, explica Bia.

Os benefícios não são apenas teoria dos apaixonados por animais. Segundo a psicanalista Silvana Prado, membro do Inata (Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais), 15 a 20 minutos de interação com um cão são suficientes para potencializar o elo entre o funcionário e a empresa. “O animal é um facilitador. Sua presença no ambiente de trabalho eleva a autoestima, diminui o estresse, a solidão e a ansiedade.”

O contato entre o animal e o homem também tende a favorecer o rendimento. “Pode ser o caminho para um problema cuja solução o funcionário não consegue encontrar.”

De acordo com a psicanalista, estudos comprovam que a presença de animais reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. “O contato ativa um neurotransmissor que libera a serotonina, substância sedativa e calmante, além de hormônios como a oxitocina -responsável pela confiança- e a prostatina, o hormônio do vínculo social”, explica.

Desde que levou os gatos para o escritório, Lívia diz que a equipe está mais unida. “Além disso, se o funcionário for comprometido, ele também vai se responsabilizar pelo bem-estar do animal naquele ambiente.”

Assim como existem animais indicados para crianças, para apartamentos e para a prática de atividades físicas, existem raças mais indicadas para se levar ao escritório. Um golden bem-comportado pode ser uma ótima opção. Raças mais vocais, como schnauzer, ou que necessitam de espaço, como um border collie, podem apresentar dificuldades no ambiente de trabalho. “Mas se o animal foi criado com limites, é possível levá-lo a qualquer lugar, não importa a raça nem a espécie”, ressalta Dennis.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Network

Arquivo do blog

Seguidores