Benvindo

Benvindo
Este Blog tem diversos TEMAS, escolha o seu preferido e BOA DIVERSÃO!!!

10 Dicas sobre a caixinha de areia dos gatos


O gato é um animal super limpo. Passa o dia limpando o corpo e arrumando seus pelos. Na hora de ir ao banheiro não é diferente. Alguns gatos são até capazes de ir ao banheiro e usar o vaso sanitário (eu já vi!!!), outros gostam de fazer suas necessidades sobre jornal ou papel picado, mas em geral, quando temos um gato devemos adquirir uma caixinha de areia para que ele use como banheiro. Reuni aqui algumas dicas sobre a caixinha de areia do seu gato.


1
. A caixinha deve ser de plástico lavável e que não seja muito rasa para que a areia não saia facilmente. Na verdade, qualquer bacia plástica pode servir de caixinha de areia, mas existem vários tipos de caixinhas, das mais simples às mais sofisticadas. Algumas caixinhas têm cobertura, uma espécie de tampa, com uma portinha onde o gato pode entrar e fazer suas necessidades. Essa tampa evita que a areia caia no chão e evita o odor no ambiente. Eu prefiro as caixinhas comuns. No final, a tampa acaba sendo mais uma coisa pra se lavar!


2. A caixinha de areia pode ser comprada em pet shops e supermercados, mas você pode encontrar a mesma caixinha por um preço bem menor nas lojas de "1,99".


3. Quanto à areia, existem vários tipos no mercado. O ideal é experimentar vários tipos e escolher aquela que gostar mais. Eu tenho a minha preferida. Os gatos também se acostumam com um certo tipo de areia e podem não gostar de algum outro tipo. Então você faz a vontade do seu gato!!! Os meus gatos gostam mais da areia mais fina e rejeitam as que são mais grossas, com pedrinhas maiores. O segredo para economizar areia, facilitar a retirada da sujeira e evitar o mal cheiro no ambiente é misturar farinha de mandioca na areia. Podemos colocar 3 partes de areia na caixa e 1 parte de farinha e depois misturar para ficar homogêneo.

4. Compre também uma pá especial para retirar a sujeira da caixinha.

5. Logo que começa a andar, o gatinho bebê já é capaz de usar a caixinha de areia. Alguns mais espertos vão direto ao lugar onde está a caixinha para fazer suas necessidades. Mas em geral, no início, o gatinho vai procurar um cantinho pra fazer xixi e cocô. Devemos ficar atentos para descobrir onde será este cantinho que ele vai escolher. Então colocamos a caixinha de areia neste lugar! Sim! O gato é que vai escolher o lugar da caixa! Colocamos o gatinho na caixa e a maioria das vezes isto é o suficiente. Ele começará a cavar e pronto! Outras vezes o gatinho não entende a função da caixa e em vez de fazer xixi, ele vai se deitar e até dormir na caixa!!! Se isto acontecer, pegue em uma de suas perninhas e faça o movimento de cavar a areia. Os gatos nascem sabendo usar a areia para fazer as necessidades, você só estará despertando o que ele já sabe instintivamente.

6. Se o cantinho escolhido pelo gato para a localização da caixa não for conveniente, depois que ele estiver acostumado a usar a caixa, você vai tirando a caixa do lugar, cada dia um pouquinho, até que ela fique no local que você preferir. Mas cuidado pois alguns gatos insistem em fazer suas necessidades no cantinho que ele escolheu e se você mudar a caixa de lugar, mesmo que só alguns centímetros, eles continuarão fazendo as necessidades no cantinho escolhido, fora da caixa. Nesse caso, deve-se deixar a caixa onde estava por mais algum tempo.


7. O gato sempre cava um buraco na areia antes de fazer xixi ou cocô (para não sujar o traseirinho!) e depois cobre sua "obra de arte" com areia. A maioria deles se empolga na hora de cobrir o cocô e quer usar a areia TODA da caixa para fazer o morro mais alto possível!!! O que acontece é que muitas vezes a areia sai fora da caixa. Por isso, sempre coloco jornal embaixo da caixa, pois a maior parte da areia que cai da caixa fica no jornal. Pelo menos duas vezes por dia, eu levanto a caixa, pego o jornal cuidadosamente e coloco a areia de volta na caixa. Já ouvi falar que algumas pessoas colocam a caixinha de areia dentro de uma caixa de papelão grande para evitar que o gato espalhe a areia pelo chão. Isso pode funcionar para gatos adultos, mas para filhotes não daria certo.

8. Se você tem mais do que um gato, vai precisar de mais de uma caixa de areia em casa. É recomendável usar uma caixa por gato. Distribua as caixas em pontos estratégicos da casa. Parece que será mais trabalhoso e dispendioso, mas é o contrário disso. Tendo várias caixas, elas não ficarão muito sujas, será mais fácil de limpar e a areia vai durar mais.

9. Um detalhe importante é o seguinte: nunca coloque uma caixinha de areia próxima da comida do seu gato. O gato não vai usar a caixa se ela estiver perto da comida.

10. O gato não usará a caixa se ela estiver suja. Retirar a sujeira das caixas deve ser parte de sua rotina da manhã e da noite, no mínimo. Então já sabe: quando você acordar, além de lavar o rosto e escovar os dentes, tire a sujeira das caixas. Antes de dormir a mesma coisa. Uma vez por semana, ou assim que a areia começar a acabar ou ficar suja na caixa, jogue esse resto fora, lave a caixa, enxugue e coloque areia nova, farinha e misture. Aproveite para colocar uma folha nova de jornal sob a caixa.


Mas se apesar de tudo, se o seu gato insistir em fazer as necessidades fora da caixa? Pode ser que ele esteja com algum problema de saúde. Uma visita ao veterinário para tirar essa dúvida é o mais indicado. Também pode ser que ele esteja querendo chamar atenção por algum motivo. Alguns gatos não aceitam a presença de outros gatos ou cães, podem estar querendo "exclusividade", então podem protestar fazendo as necessidades fora da caixa. Outros, sem nenhum motivo, parecem preferir o piso liso, ou o quintal, em algumas ocasiões. Em tudo há exceção e não será diferente no que se refere ao uso da caixinha.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Network

Arquivo do blog

Seguidores