Cardapio indicado para cães velhinhos no peso ideal e pouco ativos
60% meaty bones:
Cães idosos apresentam dentes fragilizados ou ausência de dentes em função de doença periodontal. Para esses cães o consumo de peças como o dorso de frango pode ser um tanto quanto difícil. O pescoço de frango, por ser mais molinho, é uma alternativa. Se o cão for de porte pequeno, pode ser interessante oferecer o pescoço cortado em pedaços, ou cortá-lo e em seguida moê-lo no mixer ou liquidificador.
Os meaty bones devem sempre ser oferecidos crus. O cozimento altera a composição dos ossos. Ao serem quebrados na mastigação, os ossos cozidos formam farpas rígidas e de difícil digestão, que podem perfurar o trato digestório dos cães ou causar obstruções.
20% carnes:
você pode oferecer carne bovina, frango, carne suína, peixes (crus ou moderadamente cozidos), carnes exóticas, queijo branco, ovos (crus ou levemente cozidos, para minimizar perdas nutricionais) e vísceras (fígado, rins, bucho, moela).
Carnes de boa procedência, quando submetidas a temperatura de -18 graus em freezer, por 72 horas, ficam livres de protozoários e cistos de helmintos (parasitos) e podem ser oferecidas cruas sem problemas. Entretanto, se o cão não aceitar esses alimentos crus, eles podem ser submetidos à uma escaldagem ou cozimento leve no vapor
20% vegetais:
Digerir vegetais não é a especialidade de carnívoros como os cães. sempre liquidifique os legumes crus, usando mixer ou liquidificador. Com isso você obterá um “purê” de legumes que é mais saboroso e mais fácil de digerir. Os únicos legumes que não devem ser oferecidos crus são tubérculos como as batatas, a mandioquinha.
Despeje um pouco daquele caldo que as carnes liberam no descongelamento sobre os legumes. Um fio de azeite ou colherada de iogurte sobre os legumes também pode.. A maioria dos cães tem seus vegetais favoritos, experimente oferecer cenouras ou abóbora. Frutas (ex: maça, babana) também podem ser oferecidas, misturadas ou não a legumes.
Suplementos:
Levedura de cerveja em póA levedura de cerveja em pó é recomendada em todas as sugestões de cardápios do Cachorro Verde. Esse é um suplemento barato, que dura meses, e que é fácil de encontrar. Contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e ainda funciona como prebiótico (age em favor das boas bactérias intestinais).
Ofereça 1/2 colher de café de levedura de cerveja para cachorros de porte até 5kg,
1 colher de café para porte de 5 a 10kg e
1/2 colher de chá acima de 10kg.
Iogurte integral
Esse delicioso suplemento é fonte de minerais como magnésio e cálcio, além de funcionar como probiótico, repondo as boas bactérias do intestino. Os cães costumam adorar, o que permite seu uso como palatabilizante.
Quantidade: diariamente, em uma das refeições.
Ofereça 1 colher de chá para porte pequeno,
1 colher de sobremesa para porte médio e
1 colher de sopa porte grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário