Benvindo

Benvindo
Este Blog tem diversos TEMAS, escolha o seu preferido e BOA DIVERSÃO!!!

Leite para gatos: beber ou não beber?

Gato a beber leite

Nos filmes, os gatos adoram uma enorme taça de leite frio…e na vida real também! Mas a verdade é que, e mesmo parecendo um contra senso, o leite pode fazer-nos mais mal do que bem! Descubra as indicações e contra-indicações do leite para gatos.

Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e para se desenvolverem rapidamente. Recheado de proteínas, gorduras e anticorpos essenciais para o seu crescimento (ai que saudades do leitinho da mamã!), não precisam de qualquer outro alimento até às quatro semanas de vida aproximadamente.

Não é aconselhável dar leite de vaca a um gatinho! Mesmo que algo tenha acontecido à sua mãe – se ele foi abandonado ou é órfão (coitadinho!) – não deve consumir leite de vaca, mas sim um leite de substituição que pode ser encontrado nas lojas de animais. Em caso de dúvida, já sabe, consulte o Dr. Veterinário!

O leite de vaca tem uma constituição totalmente diferente do leite de gata e a intolerância ao mesmo é normalmente manifestada por volta dos três meses de vida. Se depois de algumas lambidelas refrescantes de leite humano verificar alguma indisposição digestiva (sim, maus odores e barulhos intestinais estranhos!), é oficial – o seu gato é lactose intolerante! E quem leite, diz os seus derivados…

A verdade é que quando chegamos à idade adulta, a maioria de nós felinos somos intolerantes ao leite de vaca, mais precisamente à lactose – o açúcar presente no leite – isto porque o nosso organismo não contém a enzima necessária para digerir a lactose. O resultado? Dores de barriga e diarreia! Enquanto bebemos sabe bem, porque é doce, mas depois – porque a digestão é inadequada e os níveis de bactéria do tracto digestivo inferior aumentam – arrependemo-nos! E de que maneira…meow…

Por outro lado, porém, o leite pode perfeitamente ser uma guloseima ocasional para os felinos, mas terá de comprar leite específico para gatos. Sim, existe! Não é maravilhoso? E não se preocupe, este é 100% seguro porque não contém lactose. Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr….

Para aqueles felinos (sortudos!) que não são intolerantes à lactose, pode dar-lhes, muito ocasionalmente, um pouco de leite de vaca – mas nunca substitua uma refeição ou água por leite! Como adoramos esse delicioso líquido branco, apenas utilize o leite como uma pequena guloseima, ou seja, só em ocasiões especiais e de longe a longe! Nós (e o nosso sistema digestivo!) agradecemos!

Lembre-se que o leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a dieta do seu felino porque, e ao contrário do que acontece com os humanos, este não contém os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável. No fundo, o leite de vaca não tem qualquer valor nutricional para um gato (infelizmente é verdade!) e podemos passar uma vida inteira sem beber uma única gota! E não seremos menos felizes por causa disso, por isso, descanse, estamos óptimos!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Network

Arquivo do blog

Seguidores